Nome
Durante toda a história da Igreja um método muito comum de se comunicar é através de cartas. As cartas tem um papel importante desde o início e as cartas de São Paulo a várias comunidades pelo qual passou: Éfeso, Corinto, Galácia e Roma, são livros canônicos da Bíblia, considerados inspirados pela Igreja. Outros santos, como Santo Inácio de Antioquia, São Jerônimo, São Cipriano de Cartago, etc., tem inúmeras cartas que podem ser lidas até os dias de hoje, oferecendo o que há de melhor do pensamento destes Padres da Igreja, e ainda há muitos outros Padres e santos que escreveram em cartas, por óbvio já que este era o meio de comunicação da época e até muito recentemente.
Pessoalmente, além das cartas de São Paulo tenho grande apreço pelas cartas de Santa Catarina de Sena, que apesar de ter sido analfabeta durante quase toda a sua vida, ditou e, no final da vida, escreveu cartas para todos os tipos de pessoas e diferentes posições sociais, inclusive os papas de sua época, que reverenciavam muito a sua opinião. Através de suas cartas Santa Catarina de Sena advocou pelas cruzadas e, principalmente, pelo retorno do papa a Roma, que na sua época, por diferentes motivos políticos tinha sua corte em Avignon, na França. Dando conselhos a pessoas específicas em diferentes situações hoje Santa Catarina de Sena dá conselhos a toda Igreja através de seus escritos, se tornando Doutora da Igreja.
Enfim, este foi o meu raciocínio quando eu pensei no nome deste blog, que na verdade era outro blog que eu já tive alguns anos atrás e que realmente a ideia era criar posts em formato de cartas para a Virgem Maria, algo que eu possa fazer também neste blog em algum momento, mas não é a intenção sempre. No entanto, espero sempre falar com exatidão sobre Nosso Senhor Jesus Cristo e sua Igreja, para o agrado, também, da Mãe Santíssima.
Comentários
Postar um comentário